Livro pdf
... enquanto o poço não seca,
não sabemos dar valor à agua | provérbio
WaterTalks
​Água, Arte e Consciência no Século XXI
Água
Materia Cultural
A relação que o homem tem com a água tem vindo a mudar ao longo dos séculos. Perdeu-se o contacto espiritual com o arquetipo da água e num futuro muito próximo, corremos o risco de perder o elemento físico que a água é.
A molécula de água é o resultado de uma união. Desde a origem que a água conhece a partilha, desde a sua origem que a água nos desafia a partilhar. [+ info]
​
Água: Elemento; Sonho; Simbología;
Ecología vs Poluição
​
G.Bachelard; F. Capra; T. Burckhardt
​
Água
Memória e Tecnologia
O tratamento tecnológico e conceptual da água tem em conta as experiências no campo da energia hidroeléctrica, da agricultura, dos transportes, da industria, das tecnologias de informação, do design, da arte e do pensamento científico. O movimento da água pode ensinarnos novos nieves de processamento da informação, novas formas de tratamento dessa informação. [+ info]
​
​Método Cientifico; Fluxo; Flowforms; Videojogos; Tecnología.
​
T. Schwenk; J. Mcgonigl; M. Emoto.
​
Água | Arte
Ciência e Consciência
A água despertou a curiosidade, a sensibilidade e a criatividade da humanidade desde a sua origem. Os novos sistemas de pensamento chamaram a nossa atenção sobre a matéria, a informação, a percepção das sociedades, os recursos naturais e o conhecimento, acoplando estes conceitos e profetizando ainda outros por descobrir. [+ info]
​
​
Arte vs Ciência; Sustentabilidade;
Consciência da Água
​
L. Cunha; J. Huizinga; D. Seamon.
​
Com base nos temas e nos autores mencionados que serviram de guias para uma tese, onde se defende o fluxo da natureza e a importância da água num mundo tecnológico. Uma conversa informativa e de sensibilização, através de imagens e vídeos sobre a água e do trabalho artístico do projecto O homem que queria ser água.
A conversa tem a duração de aproximadamente 90 minutos, dependendo da participação do público.
​
​
​
Projecto
O homem que queria ser água
António Abernú
O homem que queria ser água é um projecto de investigação académica, formação e sensibilização artística em torno da ontologia da água e das questões ambientais.
​
Surgiu em 2011 com a estreia do espectáculo com o mesmo nome. Um convite da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U. Nova de Lisboa para as comemorações do Ano Internacional da Química.
​
Desde então o projecto cresceu e conta com 3 textos, 2 espectáculos, um conto digital, um conto para crianças, uma tese e conversas de sensibilização.
​
António Abernú, mentor do projecto. Actor, encenador, criador e mestre em ciências da comunicação.
Desde que começou a estudar a água, a sua vida mudou.
Instituições
Contactos
Para mais informações, questões e comentários, por favor preencha o formulário ou utilize os contactos:
António Abernú
Rua de Ponta Delgada 70, 1ºDtº.
1000 - 244 Lisboa
​
+351 966 655 015