top of page

- Phenomenology 

 

  "...fenomenologia é a exploração e descrição de fenómenos, onde os fenómenos são as coisas ou as experiências como os seres humanos as experimentam."                              SEAMON, David, ZAJONC, Arthur, 1988, From Goeth´s Way of Science: A Phenomenology of Nature, New York, Sate University of New York Press.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Susan Kozel: Phenomenology - Practice Based Research in the Arts, Stanford University

 

  [The virtual and the physical: A phenomenological approach to performance research in Michael Biggs and Henrik Karlsson (Edited by), The Routledge Companion to                  Research in the Arts. London and New York Routledge, 2011.] 

 

 

- Linguagem

 

  "O 'grão' da voz" 

                    BARTHES, Roland, 1986, Lo Obvio y lo Obtuso, Barcelona, Ediciones Paiádos Ibérica, S.A..

 

  "Teoria sistêmica" 

                  Sônia Albano de Lima | EM PAUTA - v. 12 - n. 18/19 - abril/novembro 2001 

 

 

 

Borgdorff no limite cria um paradoxo que é precisamente o da criação artística no coração da academia, isto é, a criação artística como criação de conhecimento. Qual é o paradoxo?

A relação entre arte e linguagem, no sentido que a linguagem sempre foi o centro do conhecimento e não a arte (com as suas linguagens proprias).

Por outras palavras, se a arte passa a ser o significado deixando de ser o significante isso significa que o universo académico passa a ter um problema em mãos que é o da construção do comum. Por um lado, a palavra garante o comum mas em prejuizo da arte, por outro lado, a arte garante o conhecimento e evolução de 'Si' mas com prejuizo quanto à sua enunciabilidade e negociação ampla no universo académico.

 

 

 - Play

   Free Play I Improvisation in Life and Art, Stephen Nachmanovitch

 

 

 - Grupo de pesquisa.

bottom of page